Título de Cidadão de Fortaleza ao farmacêutico Felizardo de Pinho Pessoa Filho

Vereador Iraguassú Filho e primeira-dama de Fortaleza visitam Centro-dia do Recanto
abril 18, 2018
Audiência Pública discute abandono de crianças e adoção
maio 9, 2018

Por meio de projeto de decreto legislativo do vereador Iraguassú Filho, líder do PDT, a Câmara Municipal concedeu título de Cidadão de Fortaleza, na quarta-feira (25), ao farmacêutico Felizardo de Pinho Pessoa Filho, que completou 100 anos de vida no dia 26 de abril.

“É Fortaleza que ganha um presente com a outorga desta cidadania, uma homenagem mais que justa. Quero falar da minha satisfação em ser instrumento deste reconhecimento e agradecer aos meus pares pela aprovação do decreto legislativo”, salientou Iraguassú.

Considerado o farmacêutico mais antigo do Ceará, Felizardo é natural da Cidade de Viçosa e foi o responsável por descobrir o primeiro caso de Calazar no Brasil, em 1946. Aos 17 anos, veio estudar em Fortaleza, colou grau na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal do Ceará, em 1944.

Atuou também na política, sendo prefeito de Viçosa por duas vezes, onde também exerceu cargo de vereador, ocupando a presidência da Casa. Sua última atuação no Legislativo foi como suplente de deputado estadual no ano de 1962.

Seus estudos como pesquisador foram apresentados em seminários, congressos, conferências e cursos de educação sanitária, a destacar: Planos de Irrigação do Nordeste; Focos de Calazar no Piauí; Estudo de Epidemiologia da Doença de Chagas no Ceará; e A Leishmaniose na Região Norte do Ceará.