Prefeitura criará o Serviço Família Acolhedora

Sessão Solene homenageia o Dia do Assistente Social
maio 11, 2018
Vereador relata dificuldades em cumprir Lei Maria da Penha
agosto 8, 2018

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na manhã desta terça-feira (22), o Projeto de Lei N° 180/2018 encaminhado à Casa pelo prefeito Roberto Cláudio que cria o Serviço Família Acolhedora na Capital. A proposta tem como origem o Projeto de Indicação 0087/2017 de autoria do vereador Iraguassú Filho do PDT.

O Serviço Família Acolhedora irá permitir que famílias previamente cadastradas e habilitadas, residentes em Fortaleza, mantenham a guarda provisória de crianças ou adolescentes em situação de risco social e privação temporária do convívio familiar de origem.

“Podem ter certeza, com a Família Acolhedora vamos ter grandes ações e evitar problemas ainda maiores para essas crianças e adolescentes, que são retirados do lar e do convívio familiar de origem por conta de rupturas como ameaças, abandono ou até mesmo violência física”, destacou Iraguassú.

Medalha Zumbi dos Palmares

Na mesma sessão, o Legislativo Municipal aprovou a criação da Medalha do Mérito Humanitário Zumbi dos Palmares. A outorga irá homenagear personalidades físicas ou jurídicas que tenham se destacado em ações e serviços no combate ao racismo e promoção da igualdade racial em Fortaleza. A entrega da comenda será feita anualmente, em sessão solene, na semana alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

“A gente ainda ver um preconceito muito arraigado em nossa sociedade que precisamos combater, não somente no discurso, mas, com práticas e atitudes, com comendas como esta que nós aprovamos hoje. Precisamos reafirmar a importância do negro em nossa sociedade e acabar com esta situação de desrespeito única e exclusivamente por conta da cor da pele” ressaltou o vereador.