José Iraguassú Teixeira Filho, nascido em 6 de dezembro de 1977, é casado com Renata Leite Teixeira, mãe de seus 04 filhos: Ana Luiza, Isabela, Valéria e Iraguassú Neto. Filho de José Iraguassú Teixeira e Aleuda Maria Figueiredo de Castro Teixeira, tem três irmãos: Itaquê, Ana Larissa e Iagê.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará desde 1999, Iraguassú construiu uma carreira diversificada. Tendo atuado como Técnico Judiciário na Justiça Federal, Advogado, Assessor Parlamentar e atualmente é Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde fevereiro de 2001, esteve à frente de importantes pastas nos últimos 12 anos. Foi Secretário-Executivo do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente no Ceará, Secretário-Executivo da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome em Fortaleza, e por último, esteve como Presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã na Gestão do Prefeito Sarto. Além disso, também presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza

Em 2010, disputou uma vaga como Deputado Estadual, obtendo 14.821 votos e ficando na 3ª suplência do PDT. Em 2016, foi eleito Vereador em Fortaleza com 12.204 votos, sendo o 5º mais votado. Durante seu primeiro mandato, foi membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Orçamento e Serviços Públicos. Na eleição de 2020 obteve 8.166 votos e atualmente lidera o Governo Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza.

Iraguassú Filho é autor de leis importantes na defesa da criança e do adolescente em Fortaleza, como a Lei Nº 11.071/2020 e a Lei Nº 11.072/2020 que tornaram, respectivamente, políticas públicas permanentes os programas Rede Aquarela e Ponte de Encontro. Também é de sua autoria a lei que estabelece a fixação de placas informativas sobre adoção nas unidades de saúde e assistência social de Fortaleza. Em 2017, ainda no seu primeiro mandato, aprovou o projeto de indicação que versava a respeito da implantação do programa Família Acolhedora.

O trabalho não parou por ai! Iraguassú Filho também foi relator do Marco Legal da Primeira Infância e do Cartão Missão Infância. E ainda esse ano, aprovou a Lei Nº 11.467/2024, que instituiu o programa municipal de entrega voluntária de crianças para adoção, fazendo de Fortaleza a primeira capital do Brasil a oferecer este serviço através do Poder Executivo.

Com 13 anos de vida pública, Iraguassú Filho se destaca por sua incansável dedicação à coletividade. Sua atuação é especialmente notável na defesa do Sistema Único de Assistência Social, com ênfase na proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

 

 

Atalho

Trajetória

Trabalho & Compromisso

Time Iraguassú Filho

Redes Sociais

Youtube

This website uses cookies to provide you with the best browsing experience.

Accept
Decline